O líder é uma figura essencial dentro de qualquer negócio.
Constantemente inquieto e naturalmente ávido por resultados, ele é responsável
por conduzir a empresa para um processo de desenvolvimento contínuo. É a
liderança quem age para criar na equipe o clima de confiança e satisfação
necessário para que todos busquem objetivos comuns.
Tão grande quanto sua importância é a polêmica instalada em
torno da figura do líder. Não importa se você tem uma grande ou pequena
empresa, o essencial é saber identificar as lideranças para que o trabalho
delas possa beneficiar seu negócio. E isso não é fácil. Há muitos mitos
envolvendo essa habilidade, fazendo com que muitas vezes a identificação do
talento seja comprometida. Desmistifique o assunto para que a tarefa de encontrar
bons líderes na sua empresa se torne mais fácil.
Liderança é um dom
Líderes não nascem prontos, como se fossem possuidores de um
dom. Por mais que uma pessoa possa ter predisposição à esta característica,
terá de aprender as habilidades essenciais de um líder. Se quiser liderar com
sucesso, o profissional terá de desenvolver qualidades como autoconhecimento e
disciplina, além de dominar técnicas de relacionamento, comunicação e gestão
empresarial, aplicando-as sistematicamente no trabalho de condução da equipe.
Todo gestor é um líder
O gestor de uma empresa deve necessariamente saber
administrar e monitorar, direcionando o trabalho dos funcionários. Mas liderar
vai, além disso. Um líder deve conseguir encorajar a equipe na busca de
resultados cada vez melhores. Liderança envolve transformação. Muitas vezes, o
líder da empresa não é o dono ou o gerente, mas um funcionário de menor porte.
Cabe ao dono identificá-lo e reconhecê-lo.
Líderes sabem mandar
O perfil do chefe autoritário e centralizador ficou no passado.
Os poucos profissionais que ainda sobrevivem no mercado com essas
características são como dinossauros, com os dias contados. O líder de verdade
compreende que seu trabalho deve ser realizado em conjunto com a equipe. Ele
confia nos funcionários, sabe delegar tarefas e monitora os resultados com
inteligência para que consiga alcançar os melhores índices de desempenho.
Líderes sempre possuem as respostas certas
O líder sabe que não é o senhor da verdade, que não terá as
melhores soluções sempre. Ele entende que processos evoluem e que não há
conceitos absolutos. O que era bom há um ano pode estar obsoleto hoje.
Portanto, valorize a busca por novas informações e o aperfeiçoamento técnico.
Em vez de respostas, o líder deve buscar sempre novas perguntas, instigando a
curiosidade e a inovação entre a equipe.
Líderes são cercados de servidores e mordomias
A essência da liderança é o serviço. O líder deve servir à
sua equipe e à empresa. Profissionais cercados de mordomias e funcionários
bajuladores deixam de ser líderes para render-se à ambição e ao deslumbramento
do cargo que ocupam e das conquistas do passado. Esses profissionais estão
fadados à estagnação. O líder de verdade jamais deixará de trabalhar com
presteza.
Líderes são formados a partir de fórmulas preestabelecidas
Líderes são formados a partir de um longo processo de
aprendizado e aprimoramento pessoal. Não existem fórmulas mágicas! Muitas
pessoas são seduzidas a participar de cursos rápidos de liderança, que prometem
mudar a forma como se relacionam com o trabalho e o restante do mundo.
Infelizmente, esse tipo de milagre não existe. Se você quer se tornar um líder,
tenha em mente que vai desenvolver um trabalho a longo prazo. Saiba que não há
escola para isso, você estará sozinho nesse processo. E, sim, será difícil, mas
muito compensador.
Diego Contezini é COO do Assas.com, ferramenta que
permite que autônomos e pequenos empreendedores emitam cobranças com boletos
sem que precisem falar com seus bancos, gerentes ou quaisquer outros
fornecedores.