Acredito que a liderança representa em primeira instância a
capacidade de gerir a si mesmo antes de se propor a gerir outras pessoas.
Assim, liderança é algo que começa e terminam com um olhar profundo, crítico e
sincero sobre nós mesmos.
Ainda hoje muitos profissionais enxergam posições de
liderança como um "palco iluminado" ou uma oportunidade para
"brilhar" e alimentar seus egos ou saciar suas necessidades de
autoafirmação, alguns pecados quase mortais de novos líderes. Talvez por este
motivo, seja comum ouvir - principalmente de profissionais em início de
formação - que a função de um líder resume-se apenas a comandar, dar ordens,
tomar decisões importantes e exercer poder sobre situações e pessoas.
Porém como muitos já descobriram, ao assumirem na prática
cargos de liderança, que esta função exige de cada um muito mais do que competências
técnicas, formações acadêmicas, especializações ou apenas um puro exercício de
poder e autoridade, itens importantes, mas que não se sustentam nos atuais
tempos em que vivemos.
Uma excelente reflexão é compreender que para se tornar um
líder de excelência é preciso focar, principalmente, no autodesenvolvimento de
três dimensões específicas:
- A liderança de si mesmo: dimensão da gestão do Eu.
- A liderança de equipes: dimensão da gestão da equipe.
- A liderança de negócios: dimensão da gestão do "business".
As três dimensões acima representam o que denomino do
exercício da "Liderança 3D", ou seja, a capacidade de cada gestor
enxergar e exercitar com clareza três dimensões básicas que farão dele um líder
melhor.
Para facilitar o entendimento deste assunto e conceito, eu sugiro que você faça
agora uma auto avaliação sobre:
Dimensão, Líder de Si mesmo
A) O quanto você conhece e domina os seus pontos fortes?
B) O quanto você reconhece em que áreas você não tem talento e não domina pelo
simples fato de "não gostar".
C) Em que assunto você pode dizer com tranquilidade que tem um alto nível de
conhecimento, vivência e experiência e o quanto isto é aplicável na sua área de
atuação?
D) Qual é a nota, de um a dez, você daria a você mesmo sobre conhecimento e
domínio do atual processo da sua área na empresa em que você colabora?
E) De 1% a 100%, pense no quanto você conhece e domina as atuais metodologias,
ferramentas e processos que foram implementados em sua empresa?
Dimensão, Líder de Equipes
A) Como você faz para acompanhar e avaliar resultados da sua equipe?
B) Como você faz para correlacionar resultados individuais com níveis de
conhecimento, habilidade e atitudes demonstrados no dia a dia?
C) Como você pode ter uma abordagem treinadora (coach) junto a cada
colaborador, principalmente aqueles com performance abaixo do esperado?
D) Como você pode aplicar treinamentos específicos para cada necessidade de
cada membro da sua equipe?
E) Como você pode implantar uma cultura de desenvolvimento contínuo junto a sua
atual equipe?
Dimensão, Líder de Negócios
A) Como é possível analisar a situação atual do seu negócio e compreender o que
está acontecendo e o que ainda precisa ser feito?
B) Como é possível determinar objetivos e ter com clareza aquilo que é preciso
fazer e atingir? Como você pode deixar claro os objetivos e as metas do seu
negócio para todos?
C) Como as pessoas serão afetadas pelas ações definidas em seus objetivos e o
que você precisa fazer para se antecipar a problemas ou a resistências?
D) Após saber onde você está, aonde quer chegar e com quem irá lidar, responda:
qual é o melhor caminho a ser seguido?
D) Quais recursos são necessários para colocar em prática seus objetivos, ou
seja, concretizar determinado projeto ou ação em seu negócio. Quais recursos
financeiros, materiais e, sobretudo, humanos que você dispõe ou precisará?
E) Quais das estratégias definidas anteriormente darão vida ao seu atual
projeto?
D) Como você levantará todos os pontos positivos, os negativos e medirá os
objetivos iniciais alcançados? Essa análise e "auto feedback" vai
servir como uma bússola, para nortear os seus próximos passos.
Pare e pense comigo: a maioria dos líderes não falha ou
fracassa em tudo, a maioria dos líderes fracassam em "não conhecer a si
mesmo" e por isto passam a adotar o pior da liderança, seja ela ditadora -
inconstante ou omissa.
Da mesma forma, a grande maioria dos líderes pouco sabe sobre a dinâmica da
formação de equipes e principalmente como "expandir o melhor das
pessoas" à sua volta.
Por fim, muitos líderes até se conhecem bem, até estão num
bom caminho de autodesenvolvimento e também já aprenderam bastante sobre a
liderança de equipes, porém ainda estão muito superficiais no próprio negócio
pelo qual respondem por resultados.
Sinceramente creio que a Liderança 3D não é uma teoria
acadêmica, mas sim, é uma filosofia de trabalho prática e eficaz capaz de
transformar você como líder, começando por você mesmo!