Líderes consumados dão especial atenção à comunicação porque
é o canal através do qual todo o relacionamento se concretiza.
Comunicação é a atividade mais comum a qualquer pessoa. Estudos e pesquisas
realizadas em organizações mostram que setenta e cinco por cento do tempo de um
gestor é gasto comunicando-se com outros, seja para conversar, telefonar, ler,
escrever relatórios, mandar e-mails ou administrar conflitos. Por
comunicação interpessoal, refiro-me à capacidade do indivíduo de saber
comunicar-se, de dialogar e de entender aos outros, bem como a de fazer-se
compreender. Líderes autênticos são mestres consumados neste quesito. Sabem o
que interessa às pessoas, do que elas necessitam e de como motivá-las.
Veja os 11 pontos essenciais da comunicação que eles
utilizam:
1. É impossível você não se comunicar
É bom levar em conta que tudo o que você faz e tudo o que
você diz, comunica aos outros o seu modo de ser. E, mais importante ainda, tudo
o que você não diz e tudo o que você não faz, comunica igualmente às pessoas
que estão ao seu redor. Na condição de líder isto é vital, porque todos estão
de olho em você, durante todo o tempo, mesmo que você não se dê conta disso. Os
liderados, e demais pessoas à sua volta, analisam constantemente seus comentários
e suas ações: como você fala, como você sorri (ou não sorri), se você presta
atenção aos outros (ou não) quando conversa, se você é assertivo (ou não), se
você fala ou se omite, impaciente (ou não), agressivo (ou não) e assim por
diante. Portanto, é impossível você não se comunicar mesmo que esteja dentro de
uma concha, porque até mesmo ao não se comunicar, você está dizendo a todos que
prefere ficar isolado em vez de manter contato.
2. Comunicação começa por você
A comunicação se inicia por você, mas é processada e
entendida na mente da outra pessoa. A pergunta é: o que e como a outra pessoa
entendeu o que você disse? Logo, o que importa não é o que você diz, mas o que
a outra pessoa entende do que foi dito. É fundamental saber comunicar-se de
forma clara, objetiva e concisa. Antes de comunicar algo clarifique suas
próprias ideias e a maneira de transmiti-las. Os pontos básicos de uma
boa comunicação são: objetividade (vá direto ao ponto), clareza (vá por etapas,
dê as explicações necessárias, não misture um assunto com outro),
concisão (não diga em cinquenta palavras o que pode dizer em dez, nem
diga em cinco palavras o que deve dizer em vinte).
3. Ouça com atenção
Muitas vezes as pessoas acham que estão ouvindo, quando na
verdade elas estão pensando no que vão dizer assim que o interlocutor parar de
falar. Embora às vezes possa ser difícil, faça um real esforço para ouvir o que
a outra pessoa está dizendo, porque nossa tendência é a de nos ocuparmos com
algo e não de apenas ouvir. Essa impaciência é porque, muitas vezes, achamos
que temos a solução e queremos colocá-la em prática o quanto antes. A
verdadeira comunicação é uma via de mão dupla. Deixe de lado o que você estava
fazendo e olhe nos olhos da outra pessoa, mostre que você está interessado no
que ela diz, meneie a cabeça em sinal de concordância. Deixe que o interlocutor
perceba que você se importa com o que ele está dizendo.
4.Dê fluência ao dialogo
Não interrompa quando o outro estiver falando. Evite
atitudes agressivas ou defensivas, pois isto só irá dificultar o desenrolar da
conversação e do entendimento. Ouça as sugestões, opiniões e ideias com
naturalidade e aceitação. Sobretudo não se irrite nem demonstre aborrecimento
se os outros expressarem pontos de vista diferentes dos seus, nem concordarem
com você. Se for contra-argumentar faça-o com tranquilidade, sem afetação.
Ficará surpreso de quantas ideias e soluções novas surgem, simplesmente
ouvindo.
5. Faça perguntas criativas
Líderes que ajudam os outros a crescer e inovar
continuamente geram perguntas criativas que fazem a diferença. Perguntar
é uma forma ativa e criativa de fazer sondagens que auxiliam outros a
crescerem. Ouvir é uma forma receptiva que também auxilia no desenvolvimento
das pessoas. Essas duas formas complementares de abordagem fazem parte do ciclo
de crescimento da comunicação. Líderes inovadores e que buscam soluções para os
problemas concentram-se em fazer as perguntas certeiras, adequadas, muitas
vezes gerando questões provocativas que obrigam as pessoas a se aprofundarem
nos temas em discussão. Ao desenvolver outros líderes através de
perguntas, eles estão, não apenas, ajudando-os a crescer, mas a terem
experiências singulares e diferentes. Desafie os outros e a si mesmo,
procurando soluções por ângulos diferentes. Cave e aprofunde mais as
experiências, perspectivas e motivações. Desafie, de vez em quando, o status
quo, e leve a conversação para um outro patamar, diferente do atual. Qual seria
o impacto para sua equipe e para a organização se você fizesse perguntas cujas
respostas alavancariam o crescimento da empresa? O que isso poderia também
significar em termos de desenvolvimento das pessoas e equipes?
6. Tenha coerência entre mensagem verbal e não verbal
Líderes sabem da importância em manter coerência entre
palavras e atos. O professor Albert Mehrabian da Universidade da Califórnia
pesquisou acuradamente o processo de comunicação. Os estudos revelaram que
apenas 7% do significado de uma mensagem são feitos verbalmente, enquanto que
38% são transmitidos pelo tom de voz e 55% através da linguagem corporal. Isto
é, comunicamos 93% da nossa mensagem de modo não verbal através do tom de voz,
gestos, postura, jeito de nos conduzirmos e falarmos etc. Quando nossa
linguagem verbal contradiz nossa linguagem não verbal o resultado será uma
distorção de comunicação e o interlocutor acreditará, não no que você disse,
mas no que ele viu e sentiu. Desse momento em diante ele passará a prestar
atenção na nossa postura e ignorará as palavras.
7. Líderes são ótimos comunicadores
A capacidade de comunicação é uma das habilidades mais
importantes de que o líder necessita para ser bem-sucedido em sua missão. Se
você pretende liderar uma equipe, um departamento, uma organização, ou o que
mais for, terá que tornar-se um “expert” em comunicação
e sentir-se tranquilo ao dialogar com as pessoas. Mantenha contato visual,
respeite as opiniões das pessoas, preste atenção em sua própria comunicação não
verbal (se é tranquila, defensiva, agressiva, apática, como é seu tom de voz).
Examine os grandes líderes e verá que todos eles são excelentes
comunicadores. Mesmo quando discorrem sobre suas próprias ideias eles o
fazem de uma maneira que fala diretamente às emoções e aspirações das pessoas,
deitam raízes no âmago delas. Eles sabem que a verdadeira mensagem não é a do
mensageiro (isto é, a do líder), mas ir ao encontro às necessidades e
expectativas dos membros da equipe e fazer vir à tona o melhor de cada um
visando arquitetar e construir objetivos que realmente respondam às necessidades
da empresa e dos colaboradores.
8. Grandes líderes entregam mais do que recebem
Os melhores líderes não são hábeis apenas em motivar e em
comunicar-se, mas são também adeptos em repassar ideias, alinhar expectativas,
inspirar ações e difundir a visão que trazem consigo. Quando você
se concentra mais em contribuir do que em receber terá realizado sua missão e,
curiosamente, ao focalizar seus esforços em desenvolver pessoas e organizações,
você aprenderá e crescerá muito mais do que se tivesse simplesmente preocupado
em atingir sua própria agenda.
9. Aprenda a ler nas entrelinhas
Focalize sua atenção num grande líder, e você verá uma
pessoa dotada de grande capacidade de ler nas entrelinhas. Ele tem a incrível
habilidade de entender e perceber o que não foi dito, observado ou ouvido. Na
era da comunicação instantânea, como a que estamos vivendo, as pessoas estão
muito mais interessadas em comunicar seus pensamentos e opiniões e falham em
não perceber o quanto perdem por não aprender com as ideias das outras pessoas.
Mantenha seus olhos e ouvidos bem abertos, e tenha sob controle seus lábios, e
ficará surpreso de como sua capacidade perceptiva da organização e das pessoas
aumentará muito acima do normal.
10. Tenha um plano de contingência em comunicação
Ao comunicar-se tenha um plano de contingência. Lembre-se
que para que haja uma interação bem sucedida seu objetivo deve estar alinhado
com as pessoas com as quais você está interagindo. Caso sua mensagem, claridade
ou empatia não estejam produzindo os efeitos desejados você tem que mudar o
rumo da conversação. Enriqueça o diálogo com histórias, analogias, humor,
coloque em pauta desafios para o grupo, faça perguntas que provoquem a
participação de todos. Por outro lado não presuma que alguém esteja preparado
para conversar com você, só porque você está preparado para conversar com essa
pessoa. O ponto chave aqui é que, ao transmitir uma mensagem, assegure-se de
que ela é verdadeira, correta, específica, consistente, clara e fundamentada em
sólidos argumentos. E - o mais importante -, tenha em mente de que a
comunicação não diz respeito a você, a suas opiniões ou sua posição. Ela diz
respeito ao entendimento e comprometimento de todos em busca da satisfação das
necessidades e dos interesses da empresa e do quadro de colaboradores.
11. Previna o surgimento de boatos e rumores
Boatos e rumores surgem apenas quando há pouca ou nenhuma
informação sobre um assunto polêmico ou problemático, e só acabam causando
mágoas, despontamentos, raiva e insegurança. É um estado de coisas que tende a
aumentar na proporção exata em que aumenta a falta de informação, e também, da
omissão das lideranças que comandam a empresa. Você poderá saber o nível de
transparência com que sua empresa (ou setor) trata dos assuntos problemáticos,
pelo número de boatos e mexericos que acontecem na organização. Quando os
colaboradores sabem o que está acontecendo na empresa, eles não ficarão
adivinhando. Faça reuniões semanais com a equipe, utilize regularmente a
intranet, mantenha a comunicação aberta. É fundamental que a comunicação seja a
mais clara possível. Quanto mais os colaboradores forem informados a
respeito de questões que lhes afetam, menor será a tensão e o estresse que
porventura possa ocorrer por conta de notícias mal veiculadas ou mesmo
inexistentes.
Texto extraído e condensado do livro “O Poder da
Liderança”, de Ernesto Artur Berg, Juruá
Editora. Para maiores detalhes sobre o livro acesse www.quebrandobarreiras.com.br