Conflito vem do latim conflitos que significa
choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos, que lutam entre si. É um estado antagônico
de ideias, pessoas ou interesses
Tecnicamente falando, administrar conflitos é
chegar a um acordo final que seja satisfatório para as partes envolvidas onde
os dois lados foram ouvidos e respeitados. Para que isso aconteça são
utilizadas estratégias e táticas específicas para cada situação.
Aqui estão 20 afirmações sobre administração de conflitos,
com as quais você pode, ou não, concordar. Responda a essas afirmações levando
em conta como você realmente age e pensa sobre o assunto, e não como você acha
que seria a forma ideal.
C = CONCORDO
D= DISCORDO
1 – O relacionamento com os colegas de trabalho não é
importante, contanto que o meu trabalho seja feito com habilidade e competência.
C D
2 – Os preconceitos (de religião, raça, idade, sexo, classe
social etc.) contribuem consideravelmente para condicionar grande parte de
nossas atitudes e juízos.
C D
3 – Nem sempre os conflitos organizacionais podem ser
resolvidos satisfatoriamente.
C D
4 – Ao lidar com conflitos, acredito que apontar culpados e
lavar a “roupa suja” é mais importante do que analisar fatos e buscar soluções.
C D
5 – Reconhecer diante dos outros que você estava errado pode
comprometer a sua imagem
profissional.
C D
6 – Todo e qualquer conflito é
negativo.
C D
7 – O local e o momento em que o assunto é tratado influem
muito no resultado positivo ou negativo de um conflito.
C D
8 – Não intervir num conflito é uma medida acertada, pois
muitas vezes os conflitos
se resolvem
sozinhos.
C D
9 – Alguns conflitos podem até ajudar a formar
relacionamentos positivos no
futuro.
C D
10 – Num departamento em que as metas e interesses de uma
pessoa ou grupo interferem nas metas e interesse de outra pessoa ou grupo,
provavelmente ocorrerá um conflito.
C D
11 – Por mais que se queira evitá-los, algum tipo de
conflito sempre acabará acontecendo numa empresa.
C D
12 – Na maior parte das vezes, uma atitude tranquila e calma
desarma comportamentos
hostis.
C D
13 – A maneira como uma pessoa se comporta quase sempre
demonstra o seu estado
psicológico.
C D
14 – No final de um conflito sempre haverá um vencedor e um
perdedor.
C D
15 – Todo e qualquer conflito é passível de um acordo
final.
C D
16 – Demonstrar aborrecimento ou irritação durante uma
conversação, às vezes, é útil, pois mantém o diálogo sob
controle.
C D
17 – Na maioria das vezes é difícil conciliar as metas e
objetivos da organização com as metas e objetivos pessoais dos seus
colaboradores.
C D
18 – Um departamento produtivo e atuante não deve se
preocupar se está atropelando os outros departamentos da empresa, contanto que
suas metas sejam atingidas.
C D
19 – Quando medidas muito impopulares precisam ser
implantadas na companhia, nem sempre é conveniente negociá-las com as pessoas
envolvidas.
C D
20 – Durante um conflito, ouvir a outra parte, mesmo que
seja um desabafo, é sempre mais importante do que trazer soluções
pré-definidas.
C D
Faça sua contagem de pontos
Conte pontos apenas para as seguintes respostas:
Marque um ponto para cada resposta C (concordo) que
você deu às seguintes afirmações: 2, 3, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 19, 20.
Marque um ponto para cada resposta D (discordo) que
você deu às seguintes afirmações:1, 4, 5, 6, 8, 14, 15, 16, 17, 18.
TOTAL DE PONTOS: ________
Veja Sua Avaliação.
De 18 a 20 pontos. Você sabe administrar conflitos
organizacionais. Sabe quando e como enfrentar situações realmente problemáticas
e como resolvê-las. Parabéns.
De 15 a 17 pontos. Você é um bom administrador de
conflitos e tem percepção, na maioria das vezes, dos problemas e das medidas a
serem tomadas. Pode melhorar.
De 11 a 14 pontos. Sua pontuação é média. Consegue
obter alguns bons resultados mas, provavelmente, algumas vezes comete equívocos
que podem se tornar problemáticos. Precisa melhorar.
Abaixo de 11 pontos. Você realmente tem que melhorar
sua habilidade de gerenciar conflitos. É possível que algumas vezes você não
saiba que atitudes adotar ou que direção seguir para chegar a um resultado
final satisfatório. Não desanime. Procure estudar e conhecer mais a respeito de
como administrar conflitos.
Importante
É impossível trabalhar com harmonia e eficácia onde as
pessoas estão em conflito, porque a habilidade de conviver e interagir com
pessoas e equipes é uma das competências mais determinantes para o sucesso em
qualquer área da vida. Saber lidar com conflitos é fundamental para o sucesso,
tanto empresarial, quanto pessoal e profissional.
Texto extraído e adaptado do livro Administração de
Conflitos, de Ernesto Artur Berg