As áreas vivenciais ou de conhecimento que podem representar
uma mais valia para uma estratégia de marketing pessoal têm um papel
fundamental no grau de sucesso da estratégia. Áreas que podem ser
tidas como forças ou oportunidades de melhoria. É fundamental fazer a avaliação
de cada uma destas áreas importantes para o processo de criação de uma estratégia
de marketing pessoal.
Veja então as diferentes áreas de competências que definem
as suas forças ou fraquezas:
Apresentação
- Como sente o impacto da sua imagem perante os que o observam?
Conhecimentos
- Seja no trabalho, família, amigos ou faculdade, em que áreas/atividades/ conhecimentos sobressai perante os demais?
- Em que atividades se sente completamente seguro de si, que domina bem? Haverá possibilidade de desenvolver esses seus conhecimentos em atividades diferenciadas?
Finanças
- O que representa para si o dinheiro?
- Qual a sua ligação com o dinheiro?
- É uma pessoa que gasta tudo, que gosta de manter as finanças equilibradas? Ou gasta menos do que o que ganha e até consegue ter algumas economias?
- É uma pessoa impulsiva na forma que gasta o dinheiro? Ou pensa muito antes de investir as suas economias?
- Quais os seus parâmetros quando faz as suas compras? Tem funcionado?
- Sente-se feliz com a sua situação financeira atual, tendo em conta a relação receita/despesa?
Organização e Trabalho
- Acha-se uma pessoa dinâmica e produtiva?
- É uma pessoa com iniciativa ou esta sempre à espera que lhe deem ordens?
- Precisa melhorar suas técnicas de organização?
- Costuma ser cumpridora com prazos e compromissos assumidos?
- O seu método organização é funcional e responde a todas as suas necessidades?
Relacionamentos
- Qual o impacto que causa nos outros?
- Sente que atrai a presença das pessoas, ou sente que o evitam?
- Tem facilidade em fazer e manter amizades?
- Como é conhecido pelas outras pessoas?
- Como avalia os seus relacionamentos?
- Costuma aprofundar as amizades ou apenas tem conhecidos?
- Como está seu relacionamento com as pessoas mais próximas?
Saúde
- Tem algum cuidado com o seu bem estar e saúde? Cede facilmente quando sujeito a muito stress?
- Você está satisfeito com a sua saúde em geral?
- Alguma mudança que gostaria de fazer?
- É apenas uma pessoa crítica ou tem iniciativas de mudança e melhoria como individuo?
- É uma pessoa altruísta?
- Nas suas atitudes tem em conta o impacto que terão sobre os outros?
- Como contribui para que a nossa sociedade seja cada vez melhor?
- Sente-se feliz pela sua forma de agir perante os que o rodeiam?
- Participa de forma cativa e manifesta-se em relação aos assuntos e decisões que influenciam sua vida e a das outras pessoas? Ou apenas critica.
Conhecer melhor as suas competências permite-lhe definir
claramente onde se encontram as suas forças, aquilo em que é realmente acima da
média podendo obter mais valias para a suas vida oriundas dessas
características especiais da sua personalidade.
Tal como têm muito a ganhar sabendo onde estão as suas mais
valias, descobrir e aceitar as suas fraquezas, poderá ser bem mais importante
para si. Por norma os bloqueios no seu sucesso encontram-se ligados aquelas
coisas que você não gosta e têm bastantes dificuldades em lidar.
Aprender a desbloquear as suas fraquezas pode ser tudo o que
lhe falta para atingir o seu sucesso, mas para isso terá de as aceitar
abertamente. Por tudo isto é de uma importância vital para a sua estratégia de
marketing pessoal descobrir e aceitar as suas forças e fraquezas de forma a
beneficiar de ambas.
http://marketingpessoal.org/87-competencias-forcas-fraquezas/