Rever a postura, oxigenar alguns hábitos, reciclar alguns conhecimentos, bem
como se auto motivar diariamente certamente serão um diferencial!
A seguir, algumas qualidades essenciais para ter sucesso e
conquistar a admiração do seu chefe e colegas de trabalho:
1. Evite fazer barulho
Se desejar falar com alguém que está a certa distância, não
grite. Vá até ele. ''Locais barulhentos geram os mais altos níveis de stress,
além de dor de cabeça e falta de concentração. Bastam três horas nesse tipo de
ambiente para sua capacidade de resolver tarefas mentais ficar duas vezes
menor'', atesta Regina Picus, diretora da Top Quality, empresa especializada em
ética e comportamento profissional.
2. Não faça sempre o que gosta, mas goste sempre do que faz
Sua missão é a grande responsável pela sua realização no
trabalho. Se você tem uma e gosta dela, consegue lidar bem com as coisas que
fazem parte do trabalho e não a agradam, de acordo com Waldez Ludwig,
presidente da consultoria de gestão empresarial VL3 Aprendizagem e autor da
vídeo-palestra Como Ter Trabalho num Mundo sem Emprego.
3. Durma o suficiente
''Pesquisas mostram que nem sempre o sono acumulado é
compensado numa outra noite, o que põe em risco sua produtividade e seu
emprego'', afirma Jorge Matos, consultor e diretor da Dimensão Consultoria e
Educação e representante da Thomas International, empresa inglesa especializada
em comportamento profissional.
4. Saia de casa pronto para mudar qualquer coisa para melhor
Se, pela manhã, alguém lhe perguntar aonde vai, em vez de
responder para o batente, diga: ''Vou fazer algo bem feito''. É saudável para a
auto realização e a autoestima'', diz Waldez Ludwig.
5. Aprimore o seu inglês
Aposte em cursos, veja filmes sem legenda, leia livros em
inglês. Também não descuide do português - cada traição com a língua mãe abala
a sua credibilidade.
7. Seja educado
Fale bom-dia, boa-tarde, obrigada, por favor... Não
economize esse tipo de gentileza.
8. Cumpra prazos e respeite horários
No mínimo, em consideração aos outros. Além disso, quanto
mais disciplinada você for, mais tempo livre terá. E só falte ao trabalho em
último caso: a cultura de arranjar um atestado médico ficou no passado.
9. Se não souber, diga ''não sei''
''Hoje, gerentes ou líderes de setor preferem que você seja
sincera e ética a se comportar como a dona da verdade, o que é impossível, não
convence ninguém'', afirma Waldez Ludwig.
10. Não seja workaholic
Já parou para pensar que raramente as boas ideias surgem
quando você está exausto? Tenha o seu tempo de lazer e descanso. E lembre-se:
tire sempre sua hora de almoço. Além de a alimentação ser um combustível, você
merece essa pausa. ''Se sobrar tempo para ligar para uma amiga ou apreciar uma
vitrine de loja, não hesite em fazer. Muitas vezes, para se concentrar você
deve se descontrair'', diz Regina Picus.
11. Aposte no seu aprimoramento profissional
Nunca cometa o erro de pensar que o seu está pronto ou
completo. Quanto mais enriquecido com cursos, trabalhos e atividades extracurriculares,
melhor para você. ''Ele deve conter também datas e referências recentes'',
avalia Jorge Matos. Por isso, não pare de estudar.
12. Seja humilde sem se humilhar
''É uma característica dos talentosos, que sabem pedir
perdão ao mesmo tempo em que não deixam ninguém massacrá-los'', ressalta Waldez
Ludwig. Se a sua autoconfiança e o seu amor-próprio estão sendo abalados, o
diálogo é um bom reparador.
13. leve o problema à chefia junto com uma solução
''Seu superior vai perceber quanto você é intuitivo e
prático na administração de conflitos'', avisa Regina Picus.
14. Lute contra a timidez
Que tal começar por escolher um dos assentos da frente no
auditório quando for assistir a uma apresentação? Ou um lugar um pouco mais
próximo do seu chefe (não, ele não morde!) na mesa de reuniões? Mas o contrário
também é prejudicial, portanto cuidado com o exibicionismo, com a
supervalorização da sua imagem e do seu talento. ''O bom marketing pessoal só
vai levá-la a bons lugares se for verdadeiro, porque, se não for, vão logo
descobrir que você é uma farsa'', alerta Alfredo Passos, no livro Carreira e
Marketing Pessoal (Negócio Editora).
15. Não transforme a hora extra numa rotina
Muitas vezes o que está por trás do serão não é o excesso de
tarefas, mas a má administração do tempo, a falta de concentração e a
desorganização individual.
16. Preste atenção naquilo que veste
Estudos indicam que as roupas são um espelho do seu humor.
Sendo assim, as pessoas tendem a pensar que sua vida está desorganizada se você
se apresenta mal arrumada.
17. Cultive a simpatia e, ao mesmo tempo, a seriedade
Sorrisos gratuitos, cumprimentos com beijos... ''Intimidade
em excesso só prejudica sua posição dentro do setor. Se você dá muito espaço
para alguém ou para determinada brincadeira, pode ter sua privacidade invadida
e ser desrespeitada'', explica Regina Picus. Isso não significa que você deve
deixar de lado o bom humor. Ele é bem-vindo.
18. Desligue do trabalho nas férias
Resista ao impulso comum de deixar o telefone do hotel para
qualquer eventualidade. ''Essa pausa é essencial para você retornar ao trabalho
com a energia renovada'', afirma Waldez Ludwig.
19. Seja mais curioso do que é
Conquiste uma vaga, uma promoção ou um cliente difícil antes
de tudo pelo seu interesse. ''Vontade de aprender e acertar pode valer mais do
que o seu conhecimento'', explica Waldez Ludwig.
20. Arrisque mais
Encare toda e qualquer novidade no trabalho como um desafio
e confie sempre no seu potencial, por mais que sinta medo ao se deparar com
algo diferente. Se for necessário, tome a iniciativa. Muitas vezes a qualidade
de um trabalho depende de um único passo seu. ''Hoje, a iniciativa de um
profissional é testada sem que ele perceba e avaliada como método de
trabalho'', afirma Jorge Matos.