Ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida
como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou
conhecido como filosofia moral.
Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer
princípios e pressupostos de compreensão da ética.
Ou seja, a ética e parte significativa em todas as relações
entre pessoas, seja na sociedade ou nas profissões.
A evolução dos seus princípios deu-se com o processo
evolutivo da humanidade. Ela é insubstituível para a nossa conduta. Pois é
através da ética, que o ser humano define o que é bom e correto e o que ele
deveria assumir, visando o bem em comum.
“Se me pedissem para resumir em poucas palavras o que
entendo por ética, eu diria que ela consiste em viver bem com outros humanos e
usar a nossa liberdade com consciência e sabedoria, sempre seguindo nossas
vontades e fazendo a vida valer a pena.”
É através da ética que define que tipo de pessoas nós somos
e também que tipo de organização é aquela empresa.
Como ela nasce de um indivíduo, não é possível separar ética
na sociedade e a ética corporativa, pois comportamentos e ações terão o mesmo
efeito em ambos os lugares. Pois se uma pessoa possui a capacidade de criar
fofocas e intrigas em seu local de trabalho, na sociedade ela irá fazer agir
diferente?
A doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida
também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações
crescentes com a responsabilidade social. Onde se é inserido as questões de
segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano de uma gestão empresarial. Que
refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.
Os princípios éticos também estão principalmente ligados a
padrões de valores que cada indivíduo possui. No entanto, sabemos que dentro de
uma organização, que por sua vez é formada por pessoas diferente, os valores
individuais que um colaborador possui nem sempre será compatível com os valores
dos demais expressos dentro dos princípios éticos.
A partir desses princípios diferentes que surgem alguns
problemas como:
- Assédio moral ou sexual;
- Fofocas;
- Intrigas;
- Desvios financeiros;
- Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo;
O famoso “puxador de tapete”, que passa por cima de tudo e
pior, de todos para chegar onde deseja ou por simplesmente ter o prazer de
“derrubar” o colega no qual vem se destacando devidos os seus méritos,
esforços, sua ética, profissionalismo.
Infelizmente entre os relacionamentos no ambiente de
trabalho, algumas pessoas não sabem explicar o que é certo e errado. Ou seja,
pode-se notar que a ética não está sendo respeitada e nem fazendo mais parte da
postura que todo profissional deveria ter. A falta de ética nas relações no
trabalho não é um fenômeno novo, pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o
trabalho ou as próprias definições da ética.
E ética não pode ser definido como certo ou errado, é o bom
senso, como uma pessoa enxerga e observa o mundo existente ao seu redor.
Dicas de como ser ético no trabalho:
Descrevo abaixo algumas de muitas dicas existentes de como
ser ético, confira!
Umas das coisas que considero primordial na vida em geral
são: Honestidade; Humildade e Paciência.
Esses três valores que constitui o caráter de uma pessoa,
digo que é o alicerce dos princípios ético.
1. Saber ouvir: Todos têm algo para falar, e muitas das
vezes de onde menos se espera pode surgir algo muito bom, uma ideia inovadora
para um projeto, uma solução para algo. Tenha paciência para escutar seus
colegas, sua equipe, seus liderados. Saber ouvir é uma arte, escutando-as, você
tirará melhores conclusões.
2. Saber trabalhar em Equipe: "Por trás de um
homem competente há sempre outros homens." (provérbio chinês). Maior
diferencial competitivo é o capital intelectual. Precisamos aprender a
trabalhar em equipe, fazer desabrochar o potencial de todas as pessoas,
aprender a viver com as diferenças e extrair o melhor da diversidade que existe
dentro da organização. É preciso entender que ao trabalhar em equipe temos mais
chances de superar nossos limites. Não podemos esquecer que uma
organização/empresa é formada por pessoas. Que por sua vez traz os seus
conhecimentos, talentos, habilidades. Essas qualidades somadas com as
qualidades das demais pessoas geram resultados com excelência. Como diz o
ditado popular: "a união faz a força.”.
3. Não faça fofocas: Falar dos outros pelas costas, não
define quem é a pessoa no qual você está falando, mas mostra quem você é.
Fofocas nunca trouxeram coisas boas, aonde quer que ela surja, sempre vem
acompanhada por desentendimentos. Então, fique longe dela, mesmo que você não a
faça, mas só de estar perto de quem está fazendo já pode te prejudicar.
4. Chamar atenção de alguém: Nunca chame atenção de
alguém na presença de outras pessoas, mesmo que você seja um líder, chefe,
gerente. Se tiver algo para ser corrigido, chame a pessoa em um local
reservado.
5. Humilhar as pessoas: Pense muito bem antes de sair
humilhando os outros, afinal, ninguém é melhor do que ninguém. Todos nós temos
as nossas diferenças, limitações ou falta de conhecimento em determinados
assuntos.
6. Apelidos: Isso é uma coisa, que muitas empresas
proíbem. Exigem que as pessoas sejam chamadas pelo nome ou sobrenome. Pois em
muitos lugares, certos apelidos já deram até processos judiciais.
7. Brincadeiras: Cuidado com as brincadeiras procure
não exagerar e principalmente saiba com quem brincar. Lembre-se que nem todo
mundo gosta de certas brincadeiras. E certas brincadeiras podem até gerar
demissões por justa causa.
8. Falar mal do trabalho: Cuidado, não fique por ai
falando mal do seu trabalho ou da organização, se não está satisfeito, vá à
busca de outro no qual venha te deixar feliz.
9. Pontualidade: Evite chegar atrasado à empresa. Se
você sempre se atrasar, poderá ser considerado indigno de confiança e pode
perder boas oportunidades de carreira. Pois algumas empresas consideram muito a
pontualidade, usando-a como forma de julgar o caráter, competência e
comprometimento dos colaboradores. Procure ser também pontual nas reuniões,
evitando atrasos. Pois é nela que o seu profissional está sendo observado e
avaliado.
10. Não abuse do poder: Nunca use o seu cargo, função,
posição para obter qualquer favorecimento para si ou para outros. Procure ter o
melhor resultado, mantendo sempre uma atitude clara, de respeito e de
colaboração com todos.
11. Utilização de recursos da empresa: Tenha cuidado ao
utilizar recursos da empresa para fins pessoas, como telefone, internet
e-mails. Algumas empresas são bem rígidas nesse aspecto, fazendo até
monitoração dos mesmos. Quanto for atender um telefone para fins do trabalho,
procure parar um pouco e dar atenção à pessoa que ligou, pois ao falar no
telefone você é julgado pela sua dicção, capacidade de articular pensamentos,
cortesia, simpatia. E ao tocar o telefone, você não sabe quem está do outro
lado. Caso esteja impossibilitado de falar naquele momento, diga que você o
retornará em tanto tempo. E retorne a ligação. Se a ligação for para outra
pessoa que não se encontra no momento, procure anotar o recado, ou então o nome
e número para quando a pessoa chegar ela retorna á ligação. E não deixe de dar
o recado.
12. Assédios e ameaças: Jamais tolere ameaças ou assédios,
seja qual for o tipo. Não se submeta a essas situações.
Assédio moral: que é entendi como o ato de
desqualificar repetidamente, por meios de palavras, gestos ou atitudes a
autoestima, a segurança ou a imagem do empregado em função de vínculo hierárquico.
Denuncie o assediador. Não ceda e comunique os seus superiores;
Assédio Sexual: A abordagem, não desejada pelo outro,
com intenção sexual ou insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada
que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou
dependentes. Para sua perfeita caracterização, o constrangimento deve ser
causado por quem se prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou
ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função. Assédio Moral ou
sexual é crime, art. 216-A, do Código Penal, com redação dada pela Lei nº
10.224, de 15 de maio de 1991.
Lembre-se: “Fazer o que se tem vontade é de extrema
importância para se levar uma vida ética e feliz, desde que nossas vontades não
interfiram negativamente na vida de outros.”
Por Lumara Diniz.