É do senso comum no ambiente empresarial que o líder
sempre deve elogiar o colaborador em público. Demonstrar reconhecimento
ajudaria a replicar boas práticas e comportamentos. Mas será que isso realmente
acontece? Porem elogios feitos em público pode ser danoso ao ambiente
corporativo. as pessoas que estão próximas ao elogiado passam a invejá-lo e se
ressentem com quem está dando o elogio. Neste caso elogio só será bom quando
feito a portas fechadas.
Alguns Consultores não concordam plenamente com a tese. E
afirma que o elogio só causará inveja na equipe se houver algo de errado no
ambiente de trabalho. Isso pode significar falta de harmonia. Uma equipe bem
preparada e que tem objetivos bem claros saberá ver de forma positiva o elogio.
Ela entenderá que ele é o caminho para o crescimento de todo um projeto.
O estimulo que os elogios podem gerar na equipe pode servir
para o gestor avaliar até que ponto um pouco de inveja pode ser positivo para
os colaboradores saírem do lugar. Se o elogio é feito de forma imparcial e
referindo-se a um ponto factível, pode servir como fator motivador a todos na
empresa.
Acredito que os elogios feitos em público são mais positivos
do que negativos Deste que feito de forma adequada. Eles geram uma competição
sadia dentro da empresa. Quando um colaborador ouve um colega ser elogiado, ele
se perguntará do por que do elogio e buscará por ele também.
O lado ruim do elogio aparece quando o colaborador não está
preparado para recebê-lo. O elogio pode subir à cabeça, gerando resultados
negativos para a empresa. Para evitar que o elogio a um funcionário alimente a
inveja de outros, é preciso investir no desenvolvimento dos líderes e na forma
como eles lidam com seus comandados. “É preciso buscar medidas para que todos
se sintam mais iguais”.
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