O líder é fundamental para uma gestão pública moderna e
eficiente. É ele quem conduz a equipe para o alcance dos resultados esperados
por sociedade e governos. Quais devem ser as características deste líder para
que consiga entregar resultados com eficiência?
Segundo o professor Paulo Vicente Alves, do programa
Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral existe cinco tipos de
liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e
situacional. “O ideal é o líder possuir características comuns a todos esses
tipos de liderança, como a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo
diálogo com a equipe e a atitude decisória quando se fizer necessária”,
destaca.
Outra característica vital é delegar poder à equipe. “Há o mito do super-herói
no setor público, aquele que acumula as decisões, que é a referência para os
demais, porém o gestor público moderno precisa horizontalizar o trabalho e dar
mais poder à equipe, motivando-a e ao mesmo tempo cobrando resultados”, explica
Paulo Vicente.
Ser líder do setor público requer ainda serenidade para
lidar com as pressões de prazo (entrega de relatórios, editais, licenças etc.)
e possíveis situações de crise, avaliando cenários e tomando as decisões com o
suporte da equipe. “A atitude decisória é dele, ainda mais em situações
extremas, quando mais se precisa do líder”, diz Alves. A organização no
trabalho e o foco constante nos resultados são outras qualidades
imprescindíveis para o gestor público. “O caráter nacionalista pode ser uma
ferramenta útil para o gestor conscientizar a equipe sobre a importância
daquele trabalho para o país, porém não deve ser exagerado sob pena de cair no
lugar comum e acabar gerando antipatia”, conclui o professor.
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/as-10-principais-caracteristicas-do-gestor-publico-moderno/87902/