Muitos estudos na área da linguagem corporal mostram que, do
ponto de vista da audiência, o fator de maior impacto é a comunicação não
verbal do apresentador. A linguagem corporal compõe até 55% da influência do
apresentador sobre a audiência.
Sendo assim, a SOAP – empresa especializada em apresentações
corporativas – compartilhou 10 erros comuns de linguagem corporal em
apresentações que identificou ao longo de seus 11 anos no mercado.
Aqui estão as informações necessárias para melhorar seu
desempenho junto à audiência:
1. Cruzar as pernas
ou os braços
Quando você cruza os braços, pode enviar uma mensagem
subliminar de que não está aberto aos presentes e se sente ameaçado. Para a
audiência estar na defensiva. E isso é exatamente o oposto do que você quer. Aos
homens: cruzar as pernas ao sentar também não é um bom sinal. Pode ser
interpretado como nervosismo e falta de profissionalismo – de novo, percepções
que não quer.
Quando você está apresentando, facilite a comunicação. Ela
deve ser acessível. Você deve transparecer confiança ao transmitir sua
mensagem. Mantenha as costas eretas, sua cabeça alta, o peitoral e braços
abertos.
2. Virar as costas
para a audiência
Evite dar as costas para a audiência. Isso pode dar a
sensação de que não se importa, pode soar rude. As pessoas precisam ver seu
rosto, seus olhos, sua boca para se conectar com você. Então, se planeja atrair
a atenção para algo na tela, apenas fique ao lado dela e aponte. Um laser point
pode te ajudar.
3. Evitar contato
visual
Tendemos a fugir do contato visual inconscientemente,
evitando o confronto. Mas o apresentador precisa estar seguro e confiante. Uma
maneira de demostrar isso é olhar as pessoas nos olhos. Ao olhá-las nos olhos,
elas vão dedicar mais atenção a você e à sua mensagem, o que aumentam as
chances deles aderirem à sua proposta de mudança.
4. Encarar um só
ponto na audiência
Encarar um ponto isolado na audiência nunca é uma boa ideia.
As pessoas vão notar que você, na verdade, não está olhando para ninguém. Além
disso, faz você parecer inseguro, assim como olhar para o teto. Em vez disso,
tente olhar, pausadamente, para cada pessoa, ora de uma lado da plateia, ora de
outro, na frente e atrás. Seu público vai sentir-se conectado a você, como em
uma conversa – e, mais importante: vai se concentrar em você.
5. Ficar na mesma
posição durante toda a apresentação
Se, ao apresentar, você fica no mesmo lugar por receio de
tropeçar ou cair, uma dica: use sapatos confortáveis. O cérebro precisa de
movimento para permanecer alerta. E se mover no espaço ao seu redor é uma forma
poderosa de manter a audiência em alerta e atenta ao conteúdo. Então não deixe
de usar essa ferramenta poderosa por medo ou receio.
6. Andar muito rápido
e muito longe
Apesar de aconselharmos andar pelo espaço à sua volta, não convém
abusar. Se você estiver constantemente em movimento, ou andando muito rápido, a
audiência pode deduzir que está nervoso e, certamente, ficará nervosa também.
Esse não é o objetivo.
Você deve se mover sempre que a mensagem pedir movimentação.
Se você está falando com alguém da audiência, por exemplo, mova-se para um
ponto mais próximo a essa pessoa. Se estiver apresentando uma lista de três
pontos, use a movimentação para ilustrar a mudança do ponto 1 para o 2 e daí em
diante.
7. Repetir gestos
demasiadamente
Já viu apresentadores que repetem os mesmos gestos,
independentemente da mensagem? Faz sentido? Os gestos devem servir para
enfatizar e ilustrar as mensagens, não como muletas para quando não souber o
que fazer com mãos.
Gesticule quando isso fizer algum sentido e quando ajudar a
complementar a mensagem, caso contrário será apenas um obstáculo à sua
comunicação. Tente variar o gestual o máximo possível, mas de maneira natural.
8. Inquietação
Inquietação significa nervosismo e nervosismo é distração
total. A audiência acaba focando na sua inquietação, não na sua mensagem.
Mantenha o foco exclusivamente naquela situação. Mantenha-se
atento ao seu corpo e ao modo como se comunica. A melhor maneira de criar essa
ampla consciência é ensaiar bastante a apresentação, de preferência com uma
audiência. Dica: filme você mesmo. Esse vídeo vai dizer quanta inquietação você
tem sob condições reais.
9. Esquecer de sorrir
Se você não sorri, a audiência provavelmente o verá como
alguém sério demais. Disso pode gerar um constrangimento no instante em que
abrir espaço para perguntas ou mesmo precise interagir. Sorrir é a maneira
ideal para fazer a audiência se sentir confortável e disposta a ouvir.
10. Falar muito
rápido, muito devagar ou muito baixo
Se você fala muito rápido, as pessoas tem dificuldade de
acompanhar. Fala-se muito devagar ou muito baixo... bem, provavelmente vão cair
no sono. De qualquer maneira, a mensagem é comprometida e seus objetivos ficam
mais distantes.
A voz do apresentador é uma de suas ferramentas mais
poderosas, mas ele deve saber usá-la. Ache o volume e tom corretos, enfatize
palavras e expressões importantes e articule cada sílaba. Se fizer isso, a
audiência ai entender naturalmente o que você está dizendo.