Introdução fazendo um paralelo entre o que existe em termos
de História e Origem - Civilizações antigas (Egípcios, Mesopotâmia, Síria,
Judaica, Cristã).
Profissional: Surgiu
nas civilizações antigas, das atividades dos escribas (homem que
dominava a escrita, fazia as contas, arquivava, redigia as ordens). Aquele que
é capaz de recebê-las por escrito e que, por conseguinte, é naturalmente
encarregado de sua execução. Escriba em hebraico significa SÔPHER. Que
significa contar. Nesta época dos escribas foi desenvolvida a taquigrafia (séc.
IV a.C.). Invenção atribuída a Tirão - escravo alforriado de Cícero. Existiam
dois grupos nesta época:
1) Eruditos, filósofos, professores, escritores;
2) Que se tomaram prisioneiros de guerra e continuaram
na condição de escravos, a serviço de seus senhores, daí originou-se os
Secretários.
Secretário: Secretarium - significa lugar
retirado, conselho privado.
1) lugar retirado, retiro, solidão;
2) audiência secreta , particular;
3) segredo;
4) mistério.
EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO
DO SECRETÁRIO EXECUTIVO:
No mundo
a) Idade Média - Fica restrita aos monges, nos
mosteiros (copistas e arquivistas);
b) 1400 - 1700: Revolução Comercial e
mercantilismo: reaparece a necessidade do Secretário, porém muito
discretamente;
c) 1760: Revolução
Industrial: Significou o desenvolvimento do maquinário nas indústrias.
A nova estrutura empresarial exigiu as funções de assessoria administrativa,
consolidando o papel do Secretário. (A função era exercida quase que
exclusivamente por homens).
d) 2º Grandes Guerras
Mundiais 1914 - 1918 e 1939 - 1945. O homem vai para a guerra e surge a
necessidade da mão-de-obra feminina (até metade do séc. XX), a participação da mulher na indústria
estava limitada a funções rotineiras e grosseiras. As mulheres assumem seus
papéis profissionais de uma forma mais liberada, passam a ser reconhecidas por
si mesmas e pelo mundo empresarial. Desta forma, os homens se afastam da
profissão.
e) Surgimento das teorias
administrativas: Permitiu a valorização das funções secretariais,
tornando a Secretária parte integrante da dinâmica da equipe gerencial.
No Brasil:
a) Anos 50-60. Nos
anos 50 começa-se a perceber a atuação da Secretária na estrutura empresarial
brasileira, mas, apenas, executava algumas Técnicas Secretariais. Nos anos 60,
mesmo com o início de treinamento gerencial, a Secretária permanece executando
tarefas insignificantes. Em meados da década de 60 iniciou-se o movimento da
categoria por melhores condições de trabalho. "Surgiu o Clube das
Secretárias"
b) Anos 70 - Surgimento da 1ª
associação: Mudanças significativas começam a ocorrer na profissão de
Secretário. O Profissional Secretário passa a ser visto como um membro ativo da
gerência, participando de programas de desenvolvimento. As Associações de
classe começam a atuar em todo o Brasil, buscando imprimir uma nova imagem e
uma nova visão profissional.
Em 15/12/70 - o
Clube das Secretárias se transformou na "Associação das Secretárias do Rio
de Janeiro" - 1ª Associação civil criada com o objetivo de reunir e
agrupar a classe, visando à conscientização e ao aprimoramento profissional.
Em 07/09/76 - criou-se a ABES
(Associação Brasileira de Entidades de Secretárias ) da qual participavam
muitas associações estaduais, inclusive a do Paraná