O impacto das redes sociais na produtividade das pessoas é
um dos assuntos mais polêmicos em meus treinamentos e palestras. Todo mundo
entende que, quando mal utilizadas, as redes podem se tornam os maiores vilões
da perda de tempo. Isso significa que você pode passar horas navegando sem,
necessariamente, realizar algo produtivo. Para lhe ajudar a se livrar desse
vilão, preparei um resumo com 10 estratégias que podem salvar o seu tempo:
1 – Seja seletivo nas suas redes – Quantidade de redes não é
qualidade. Para que participar de redes sociais que não sejam relevantes? O
ideal é focar nas principais redes onde seus amigos e interesses estão
localizados. Eu por exemplo, uso apenas 4 redes (Facebook, LinkedIn, Twitter e
Orkut -> nessa ordem de importância).
2 – Cancele e-mails de notificações – Todas as redes
permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails, o melhor é cancelar
todos, assim você comanda a rede e acessa quando quiser, caso contrário vai ser
difícil controlar a vontade de saber porque você foi “taggeado” na foto da sua
amiga…
3 – Determine um foco nas redes – Quem tenta agradar a
gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie uma
estratégia para cada rede que você tiver. Por exemplo, se você for utilizar o
Twitter para fins profissionais, não misture com coisas pessoais. Muitas
empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai
pegar muito mal se houver fotos suas bêbado depois da balada. Mantenha
coerência no perfil que você definir, com fotos, textos e comentários! Muita
gente tem se queimado sem perceber por falta de estratégia!
4 – Determine horários – Eu não sou contra ver seu Facebook
durante o horário de expediente, sou contra o abuso desse uso. Utilize seus horários
antes ou após o expediente e seu horário de almoço caso queira acessar as redes
no trabalho para fins pessoais. Eu costumo ver e responder minhas redes no
final do dia, em casa.
5 – Siga poucas pessoas, mas relevantes – Para que seguir
gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma
dieta de pessoas que você segue, repare nos próximos dias quem não tem agregado
valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa.
6 – Utilize agregadores – Existem sites e softwares que permitem
centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post. Eu tenho
utilizado o Tweetdeck que me permite atualizar meu Facebook, Twitter e LinkedIn
de uma só vez. Um site que vale a pena dar uma olhada é o http://www.threadsy.com/
que junta e-mails e suas redes em um só lugar.
7 – Seja relevante nas suas redes – As pessoas gostam de
seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa e com
periodicidade. Aquele chato que “twitta” muito de uma vez só, acaba perdendo
seguidores. E o que “twitta” posts dizendo que acordou de mau humor também não
agrega.
8 – Aproveite seu tempo de espera – Eu gosto muito de
atualizar minhas redes quanto estou no aeroporto ou esperando para começar um
evento. Aproveitar esse tempinho é muito válido desde que seu celular ou tablet
estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses
dispositivos que mandam muito bem!
9 – Rede social não requer “real time answer” – Não sinta-se
obrigado a responder uma mensagem na mesma hora que a pessoa te enviou. Se
fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se
você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar
mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente!
10 – A vida existe lá fora – Não é porque a vida social se
tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em seus
relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e
família presencialmente!
POR: Christian Barbosa