Conflito é um fenômeno próprio das relações interpessoais,
ele é parte da existência humana, essencial para o processo evolutivo da
humanidade e para transformação social. O conflito é uma situação comum que
decorre devido às diferenças individuais ou grupais.
Conflito é um fenômeno próprio das relações interpessoais,
ele é parte da existência humana, essencial para o processo evolutivo da
humanidade e para transformação social. O conflito é uma situação comum que
decorre devido às diferenças individuais ou grupais. Eles acontecem por causa
de posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade, ou
interesse comum. A resolução do conflito exige negociação, ou seja, é
necessário um acordo de ambas as partes. Não podendo haver um ganhador ou
perdedor, porém ambos devem sair de um conflito como ganhadores.
Quando, por diversas razões, o indivíduo não consegue
encontrar resposta para o conflito, surge uma situação de frustração. Perante
tal frustração, existem diversas formas de respostas ao conflito, como por
exemplo, a agressividade.
Uma técnica poderá ser utilizada para reduzir tensões entre
as pessoas. Esta técnica é designada por DESC (Descrever, Expressar, Sugerir e
Consequências). Trata-se de um método que pressupõe a negociação, como base do
entendimento. DESCREVER de uma forma tão precisa e objetiva quanto possível;
EXPRESSAR o que pensa e sente em relação ao comportamento, sentimentos,
preocupações, desacordos ou críticas; SUGERIR uma forma realista de modificar o
comportamento; CONSEQUÊNCIAS benéficas da nova atitude proposta. Esta técnica
pode ser utilizada nos casos como: Quando é preciso dizer qualquer coisa
desagradável a alguém; Quando é necessário dizer "não" à aquilo que
alguém pede; Quando se é criticado; entre outras situações.
Qualquer que seja a forma que o conflito assuma, em todos os
casos ele "rouba" dos profissionais a atenção e a energia que
normalmente seriam dedicadas às atividades na organização, é por isso que é
entendido hoje como um problema.
Os gestores acabam acreditando que todo conflito seja ruim e
que por isso deva ser banido. Porém para algumas organizações, os conflitos
podem representar uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a consciência
crítica de sua equipe, levando ao diálogo em busca de soluções mais criativas
para os problemas e desafios corporativos. Nestes casos, a liderança opta por
colocar em prática um modelo de gestão que valoriza suas ideias e explora a
capacidade criativa das pessoas, promovendo melhorias e inovações.
As pessoas são distintas, pois diferem na maneira de agir,
pensar, perceber e sentir. As diferenças individuais são, portanto, inevitáveis
com suas consequentes influências nas dinâmicas interpessoais, mas estas
diferenças não podem ser consideradas inerentes boas ou más, pois algumas vezes
trazem benefícios ao grupo e outras prejuízos, reduzindo- lhe a eficiência. A
maneira de lidar com situações conflituosas é essencial para as pessoas e às
organizações como sendo fonte geradora de mudanças, pois destas situações e dos
diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de
criatividade, novas ideias e crescimento mútuo.
Vânia Borges, aluna da Universidade Mogi das Cruzes,
cursando Gestão de Recursos Humanos.