Ética é um conjunto de regras relacionadas aos valores e
conceitos morais de um indivíduo ou grupo social. A ética está diretamente
conectada aos princípios que disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o
comportamento humano.
Ética no trabalho é algo profundamente necessário para um
ambiente saudável. Mesmo quando não há um Código de Ética formalmente definido
para a sua empresa ou profissão, em geral há um conjunto de aspectos que são
considerados "bom senso" (mas deixam espaço para interpretações
variadas) em uma tentativa de delimitar o que é o "comportamento ético",
incluindo os que representam integridade e comprometimento e separando os que
ferem os princípios e assim são inaceitáveis (e assim considerados antiéticos
no âmbito pessoal ou do grupo).
Um código de ética definido formalmente é positivo porque
remove dúvidas que possam surgir por divergências de opinião de cunho moral ou
valorativo, já que as definições do "bom senso" nem sempre são
compartilhadas. Um exemplo é o código de Ética do Secretário Executivo,
definido pelo Conselho Federal de Administração e ao qual me obrigo quando
exerço minha profissão.
Mas nem toda profissão ou empresa conta com este luxo,
portanto segue uma pequena lista de 10 itens que podem ajudar a pautar a
confecção do seu código de ética pessoal ou mesmo as discussões a respeito no
seu grupo de trabalho.
Eles usam conceitos abertos (como "honestidade") e
são baseados na observação de comportamentos identificados como éticos, mas
naturalmente exprimem um determinado conjunto de valores, portanto interprete-o
e adapte-o à sua realidade!
E lembre-se sempre: embora o comportamento ético não vá
constar no seu currículo, ele será reconhecido e associado à sua personalidade
e identidade profissional, e o oposto também é verdadeiro. Seja reconhecido
como um profissional ético, e você sempre levará consigo esta poderosa
referência!
Código de Ética no trabalho: 10 mandamentos essenciais
1. Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação;
2. Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua
equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público;
3. Seja humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir
críticas e sugestões;
4. Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa
a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém,
que não seja pelas costas;
5. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais
é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer
na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma
ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância;
6. Em ações e discussões internas, assuma sempre seus
valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo
que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o
direito de expressão e voto no posicionamento alheio;
7. Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que
pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o simples fato de dar
ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o rótulo de
fofoqueiro;
8. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar
amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o mesmo
tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais
privilegiar o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias
pessoais não têm espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e
procure oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o
respeito comum, mantenha distância se possível, e não comente com outros a
antipatia que sente;
9. Sempre dê crédito a quem merece, sem jamais aceitar
elogios ou recompensas pelo mérito alheio;
10. Ao errar, reconheça, sem exageros. A atitude esperada é
"não foi um erro intencional, vou providenciar para que não ocorra de novo
e vou remediar o acontecido";
O fato essencial é que ser ético significa, muitas
vezes, renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e benefícios. Se os
seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão ética será sempre a
correta, mas a existência de um Código de Ética aceito por todos do grupo pode
reduzir os conflitos e facilitar a resolução dos casos em que houver dúvida;