“Todo mundo que escreve deve deixar o leitor o esforço de pensar sobre
o que leu, e não o sacrifício de adivinhar o que se queria ter dito – Este é o
ponto” Gustavo Bernardo.
Entre as atribuições do Profissional de Secretariado está a
redação de documentos, e-mails, relatórios, atas, pautas, sem deixar de
mencionar a boa comunicação verbal/falada. Em algumas situações, por exemplo, o
domínio da comunicação é um dos requisitos para promover alguém, uma vez que
escrever bem é um diferencial.
E cá entre nós, nada mais trágico do que uma Secretária
falando que está "Meia estressada
com tanto trabalho" ou "Espero que eu seje a nova acessora da
Presidência".
É claro que isso não significa saber todas as regras
gramaticais, embora não invalide nosso compromisso com a organização de ideias,
clareza, concisão e o bom domínio de vocabulário.
Para isso, algumas dicas podem contribuir:
Leitura – Tenha como hábito a leitura de diversos tipos
de textos. Ao diversificarmos a leitura aprendemos palavras dos mais variados
assuntos e campos de atuação, isso inclui revistas, livros, jornais, etc.
Consulte o dicionário: Tenha como hábito sublinhar ou anotar
palavras desconhecidas e acima de tudo, tenha a curiosidade em descobrir o
significado. Isso, seguramente, contribuirá para uma melhor escrita.
Xô preguiça – Ao redigir um texto não tenha preguiça de
se expressar. Considerando que vivemos o momento das “urgências” corremos ainda
o grande risco de confundir objetividade com falta de informação. Por isso,
sempre se coloque no lugar do leitor/receptor de sua mensagem.
Treine - Escreva. Quanto mais você se acostuma a
escrever, mais aprimora sua comunicação escrita. Redija e-mails, cartas,
participe de fóruns, blogs (elogiando, comentando, criticando).
Revise o que escreve: Tenha como regra revisar tudo o que
escreve, até mesmo uma simples mensagem enviada por torpedo merece sua atenção.
Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.
Atualize-se: “tudo o que você sabe é nada, diante do
quanto você ainda pode aprender”. JACK WELCH. Por isso, invista em conhecimento
e capacitação continua. Particularmente, Corroboro com a teoria de Malcolm
Gladwell quando afirma ser necessário muito treinamento para que seja alcançada
a excelência.
Otimize seu tempo - O dia tem 24 horas para todos. Não
tem ninguém que tenha um minuto a mais. E essas 24 horas, teoricamente, estão
divididas em três blocos de 8 horas. No primeiro bloco de oito horas,
descansamos, dormimos. No segundo trabalhamos e no terceiro bloco de oito
horas, o que fazemos? Portanto, não procure desculpas. Otimize seu tempo. Faça
com que as horas "perdidas" no trânsito e na fila do banco trabalham
a seu favor.
Tenha ânimo: sabemos que culturalmente somos um povo que não
cultiva o hábito da leitura. Segundo especialistas, a média de leitura do
brasileiro é de quatro livros por ano, sendo que, somente cerca de 50% da
população brasileira cultiva o hábito de leitura. Fazendo uma comparação com
outros países, na França a média é de 12 livros por ano, na Espanha, 11, nos
Estados Unidos, 10, na Argentina, 6, no Chile, 5. Então não desanime. Comece
por uma leitura simples e por temas de seu interesse e quando menos esperar
você estará em pleno domingo se deliciando pelos corredores de uma livraria, e
falo isso por experiência própria.
Penso que para desenvolvermos novos patamares culturais,
intelectuais e profissionais, precisamos necessariamente ampliar nosso acervo
de conhecimento, por isso, torna-se fundamental a leitura.
A capacidade do cérebro humano é enorme, e uma vida inteira
de estudo e leitura não serão suficientes para esgotar uma pequena fração de
nossa capacidade.
POR: Simara Rodrigues
Blog Secretariar é uma Arte